FORSTER Advogados participa com pesar o falecimento de seu sócio-fundador, Nestor José Forster, aos 81 anos, ocorrido na quinta-feira, 28 de julho.
Natural de Santa Cruz do Sul, veio a Porto Alegre para cursar o Clássico no Colégio Anchieta, à época localizado na Av. Duque de Caxias. Formou-se em Direito pela UFRGS em 1964 e, desde então, exerceu a advocacia com sentido de justiça e total dedicação ao cliente. Inspirou a esposa e quatro dos seis filhos a cursarem Direito e a seguirem os seus passos.
Ao longo de quase sessenta anos de vida profissional, atuou em milhares de causas em na esfera do Direito Constitucional, Cível, Administrativo, e Trabalhista. Autor de várias obras jurídicas, dentre elas, Alienação Fiduciária em Garantia, O Direito de Defesa e Erro Médico, publicou também inúmeros artigos, muitos dos quais são referência na doutrina jurídica. Foi pioneiro na defesa do direito ambiental, tendo publicado o artigo Por um Código Ecológico em 1974, na Revista dos Tribunais.
Nossos clientes sempre apreciaram a simplicidade, objetividade e cortesia com que o Dr. Nestor atendia a cada um, sempre preocupado em prover a melhor orientação possível, ancorada em inabalável sentido de justiça, para servir e para defender.
De seu último livro, Reflexões para Jovens Advogados, destacamos dois trechos que bem ilustram nosso pai, fundador, sócio, mentor, conselheiro e amigo.
A respeito da advocacia e defesa:
“Se encontrarmos alguém imbuído dessa missão, a de defender os que o procuram das injunções da vida, dos ataques dos ambiciosos, das agressões dos violentos, das manigâncias dos desonestos, das lesões morais, das indignidades inaceitáveis, dos mais sagrados interesses contrariados, então estejamos certos de que nos achamos, verdadeiramente, diante de um advogado.”
Em outro trecho, recorda o tempo em que integrou o serviço de assistência judiciária da Faculdade de Direito da UFRGS e atuou em juízo na defesa dos interesses de um cidadão espanhol, agricultor e muito pobre. Nenhuma remuneração era devida, mas, ainda assim, o cliente procurou o Dr. Nestor, insistindo que aceitasse o pagamento: dois pés de alface e algumas cenouras. A propósito, comentou:
“Foi o mais inesquecível presente de minha vida profissional. Decorrido mais de meio século daquele evento, agora já semeando e colhendo nos campos celestiais, ele permanece em minha memória como um alto momento de minha trajetória profissional. Alguns pés de alface, além de cenouras. A gratidão moveu aquele espanhol (…) Mas ele me deu muito mais do que alguns legumes. Deu-me seu coração. Minha recompensa.”
Seguiremos firmes na missão que nos foi por ele confiada, com o mesmo espírito, trabalhando com seriedade e o mais absoluto compromisso na defesa dos interesses de nossos clientes.
Deixa a esposa, seis filhos, nove netos e três bisnetos.